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domingo, 11 de setembro de 2011

ESTRUTURA DE DECISÃO POR SELEÇÃO (ESCOLHA... CASO)

A tomada de decisão por seleção é uma alternativa mais rápida para o uso de tomadas de decisão sequênciais ou encadeadas. Nela o programa irá escolher determinada instrução a seguir caso a variável analisada seja igual a algo.



escolha <expressão-de-seleção-inteira>
caso <VALOR 1>, <VALOR 2>, ..., <VALOR N>
   <seqüência-de-comandos-1>
caso <VALOR 11>, <VALOR 12>, ..., <VALOR 2N>
   <seqüência-de-comandos-2>
...
outrocaso
   <seqüência-de-comandos-para-outrocaso>
fimescolha


1. EXEMPLO 1

  Criar um programa para classificar times entre times cariocas, paulistas e de outro estado.

Algoritmo "Times" //Nome do meu programa
Var 
time: caractere //Declaração da variável time que como usará letras é caracter
Inicio
escreva ("Entre com o nome de um time de futebol: ")
leia (time)
escolha time
//Estrutura que inicia minha seleção sendo (Escolha variávelAnalisada)
caso "Flamengo", "Fluminense", "Vasco", "Botafogo"
//Instrução em que caso a variável time seja igual a "Flamengo", "Fluminense", "Vasco" ou "Bota Fogo" escreve que este é um time carioca
//Lembrando que como a variável time é caracter todo valor dela que aparecer no código estará entre aspas duplas (" ")
   escreval ("É um time carioca.")
caso "São Paulo", "Palmeiras", "Santos", "Corínthians"
   escreval ("É um time paulista.")
outrocaso
//Instrução que funciona como um senao para todos os casos executados, onde se a variável time não for igual a nenhum dos meus casos ela imprime na tela que este é um time de outro estado
   escreval ("É de outro estado.")
fimescolha
//Instrução que encerra minha estrutura de seleção
Fimalgoritmo





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